- Funções Químicas
As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas, mas nosso foco por enquanto é sobre INORGÂNICAS, que são aquelas que não possuem cadeias carbónicas e são divididas em quatro grupos; são estes:
- Ácidos
- Bases
- Saís
- Óxidos
Hoje estudaremos sobre o que são ácidos através de teorias importantes para um melhor entendimento.
A palavra ácido (do latim acidus) significa "Azedo", álcali (do árabe al qaliy) significa "Cinzas vegetais". Os termos ácido e base datam da Antiguidade, da Idade Média e do século XVII,respectivamente e procuram explicar o comportamento dessas substâncias baseando-se em algum principio mas em geral, são também bastante antigas.
Em 1789, Antoine-Lauret La Voisier afirmava que "O oxigênio é o principio acidificante", ou seja todo ácido deveria ter oxigênio. Entretanto, já nesta époc, Claude-Louis Bertholiet (1787) e Humphry Vavy (1810) descreveram vários ácidos que não apresentavam o oxigênio, tais como o ácido cianídrico (HCN), ácido sulfídrico (HS) e ácido clorídrico (HCI).
TEORIA DE ARRHENIUS
Svante August Arrhenius (1859-1927), químico, físico e matemático sueco, propôs, em 1887, uma teoria para explicar o comportamento de Ácidos e Bases. Segundo seu conceito, ácidos são substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons hidrogênio, H+, que na presença de água, formam o cátion hidrônio (H3O+); e bases são as substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons hidroxila (OH).
O Cloreto de hidrogênio, HCI, por exemplo, a temperatura ambiente, é um gás. Quando dissolvido em água, o HCI forma íons H+(aq) e CI(aQ) e é chamado de ácido de clorídrico.
TEORIA DE BRONSTED-LOWRY
Ácidos são doadores de prótons e bases são aceptoras de prótons.
TEORIA DE LEWIS
Gilbert Newton Lewis (1875-1946), um químico americano, propôs uma teoria de ácidos em bases no mesmo ano em que Bronsted e Lowrys apresentaram sua teoria. De acordo com Lewis, ácidos são espécies capazes de receber pares de elétrons, base são espécies capazes de doar pares de elétrons. Desse modo uma reação ácido-base consiste na formação de uma ligação covalente coordenada mais estável. A proposta de Lewis é mais abrangente que as anteriores; no entanto, não as invalida.
Bom galera agora que sabemos o que são ácidos através de alguns conceitos, que tal estudarmos sobre Ácido Carbônico?
Então no próximo post irei falar sobre isto ..
Bjs e até a próxima .. :D
Obs: Espero que tenham gostado rs !
Aluna: Ruth Cristina da Silva Lima (u-u)
Fonte:http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_funcoes_inorganicas.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário