Sua avaliação sobre blog .

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ÁCIDO CARBÔNICO

OLÁ GALERA, HOJE IREMOS ESTUDAR SOBRE O ESTADO NATURAL DO ÁCIDO CARBÔNICO :D. 

ESTADO NATURAL

O Ácido carbônico na atmosfera está num estado normal, em concentrações variando de 0,03 a 0,06%. Também é dissolvido na água da fonte, o que por vezes é cheio de gás sob pressão de forma efervescente. Ela aparece em grandes quantidades pelas aberturas e fissuras na crosta terrestre em áreas vulcânicas. O gás também está presente no ar exalado e aumenta a sua concentração na atmosfera de uma sala cheia de pessoas.
Na produção industrial, os gases de combustão são arrefecidos e purificados por uma torre de absorção. No processo Girbatol é absorvida por etanolamina, e o álcali-carbonato do processo alcalino. Quando a fonte de produção de gás é um processo de fermentação e é tratado com um purificador úmido e carvão ativado antes de ir para o compressor.



BEIJOS E ATÉ O PRÓXIMO POST *-*



OBS: No próximo post continuaremos estudando sobre ácido carbônico, como: suas Propriedades e  suas Obtenções.

Aluna: Ruth Cristina da Silva Lima
Fontes: http://www.ecured.cu/index.php/%C3%81cido_Carb%C3%B3nico

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bases

Bases

São consideradas bases todas as substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam o ânion OH-, também conhecido como Hidróxido.
Para ser mais clara, bases são substâncias pela combinação  cátion, (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Um exemplo disso é a soda cáustica (NaOH), que é uma substância sólida que ao entrar em contato com a água liberam os íons Na+ e OH- que se dissolvem devido a atração pelos polos negativos e positivos da molécula de H2O.

Características das Bases

As bases possuem um sabor adstringente que "amarra" a boca, isto é, causa diminuição na produção de saliva.

Assim como os ácidos, as bases também  conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água. Os indicadores fenolftaleína (solução) e papel de tornassol também mudam de cor em presença do hidróxidos. A fenolftaleína incolor torna-se vermelha; papel de torna sol vermelho torna-se azul; reações inversas ás que acontecem nos ácidos.

Principais Bases

  • Hidróxido de Sódio (NaOH): Também conhecido como soda cáustica, é bastante utilizada na produção de sabão, celofane, detergentes e raiom, produtos para desentupir pias e ralos, e também no processo de extração de celulose nas indústrias de papel.
  •  Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2): É denominado também cal hidratada, sua preparação se dá pela hidratação de óxido de cálcio (CaO), que é conhecido como cal virgem ou cal viva. Quando a substância é misturada à água, é chamada de leite de cal ou água de cal. É bastante utilizada em construções, na preparação da argamassa para assentar tijolos, para recobrir paredes e e na pintura de paredes (caiação). Outros usos são em inseticidas, fungicidas e no tratameto de águas e esgoto.
  • Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): É um sólido branco pouco solúvel em água e é apicado ao leite de magnésia que é usado como laxante e antiácido e é obtido através da mistura de hidróxido de cálcio em água numa proporção de 7% em massa.
  • Hidróxido de Amônio (NH4OH): É obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na indústria têxtil, etc.
  • Hidróxido de Potássio (KOH): Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.

Obs.: A nomeclatura da base, é feita de maneira muito simples, basta apenas colocar o nome da substância após "Hidróxido de", e pronto.


Bom pessoal, por hoje é só, espero ter ajudado. Beijos e até a próxima! :*

Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/bases.htm
              http://www.mundoeducacao.com/quimica/principais-bases.htm

Aluna: Sândylla Andrade

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ácido Bromídrico 

É formada pela dissolução de moléculas do brometo de hidrogênio em água e assim se tornando uma ácido mais forte que clorídrico.
Ele é usado normalmente na produção de brometos inorgânicos , purificações de compostos  alcoxi e fenóxi,substituição de grupos hidroxila,e é hidro bromação alcenos .
Que também cataliza reações de alquilação e é a extração de fertos mineiros. 

 Estabilidade

Estabilidade: Estável sob de condições ordinárias de uso e armazenamento. Escure em exposição ao ar ou iluminação.
Produtos de sua decomposição : Pode formar fumaças toxicas de brometo quando aquecido.
Incompatibilidade:  Reage violentamente com flúor ,amônia,ozônio,oxido férrico,álcalis,metais e agentes oxidantes  fortes

Manuseio e Armazenamento 

Manuseamento: Mantenha o material em um contender bem fechado,armazenando em um local fresco , seco e ventilado. Armazene  baixo de 25° graus Celsius e proteja de luz solar direta,proteja também contra dano cívico e deixe longe  de substancias  incompatíveis 


Exemplos do Acido 
.   
Molécula do acido bromídrico 


Fonte: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1518&evento=4
Aluna: Sophia Lima 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Acido Sulfídrico

                        ACIDO SULFÍDRICO 

Definição

 Um importante ácido derivado do elemento químico enxofre, de fórmula molecular H2S, chama-se ácido sulfídrico. Esse ácido pode ser obtido pela dissolução do sulfeto de hidrogênio em água. Em verdade, tanto o sulfeto de hidrogênio quanto o ácido sulfídrico possuem a mesma composição química (H2S), ocorre apenas que o primeiro é um gás (responsável pelo odor dos ovos podres) e o segundo está em solução aquosa.
O H2S em sua forma gasosa forma-se a partir da putrefação natural de compostos de origem orgânica que apresentam o elemento químico enxofre em sua composição. É um gás incolor, extremamente tóxico e corrosivo, formado pela presença de dois átomos de hidrogênio para um átomo de enxofre.


A sua produção
Esse gás pode ser produzido naturalmente pela decomposição de matéria orgânica através da ação bacteriana, ou a partir da redução de sulfatos por microrganismos sulfato-redutores, por meio da degradação de alguns tipos de aminoácidos, dissolução de sulfetos minerais ou, ainda, por atividade industrial, por lá é o que mais se fede pra se fazer esse tipo de gaz tóxico e põe fedor nisso. É utilizado na produção de ácido sulfúrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, sulfetos inorgânicos, em vários segmentos da indústria do petróleo como perfuração de poços, produção de óleo e gás, refino e destilação, em análises químicas e como agente redutor em purificações de ácido sulfúrico e ácido clorídrico. Pode ser encontrado em redes de esgoto, em compostos sulfurados de odor desagradável, como o sulfeto de dimetila, em águas termais, localizadas nas proximidades de vulcões e algumas outras tranqueiras.


Produção caseira do ácido sulfídrico
Isso é muito simples de se produzir, coma bastante feijoada com cebola, coca-cola e repolho. Fique antes uma semana sem tomar banho (isso é importante) e por fim, pegue um fosforo e na hora do peido, acenda o fósforo. Vais ver então a potencia que esse ácido sulfídrico possui com isso.

Referência :
 Desciclopédia
 InforEscola


Aluno: Vanderson William da Silva
IFPE - Campus Belo Jardim
Curso : Informatica
Turma: 1ºC

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

REVISÃO DAS TEORIAS E CONCEITOS DOS ÁCIDOS

  1.  Funções Químicas 
As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas, mas nosso foco por enquanto é sobre INORGÂNICAS, que são aquelas que não possuem cadeias carbónicas e são divididas em quatro grupos; são estes:

  • Ácidos
  • Bases
  • Saís 
  • Óxidos
 
Hoje estudaremos sobre o que são ácidos através de teorias importantes para um melhor entendimento.
 A palavra ácido (do latim acidus) significa "Azedo", álcali (do árabe al qaliy) significa "Cinzas vegetais". Os termos ácido e base datam da  Antiguidade, da Idade Média e do século XVII,respectivamente e procuram explicar o comportamento  dessas substâncias baseando-se em algum principio mas em geral, são também bastante antigas. 
 Em 1789, Antoine-Lauret La Voisier afirmava que "O oxigênio é o principio acidificante", ou seja todo ácido deveria ter oxigênio. Entretanto, já nesta époc, Claude-Louis Bertholiet (1787) e Humphry Vavy (1810) descreveram vários ácidos que não apresentavam o oxigênio, tais como o ácido cianídrico (HCN), ácido sulfídrico (HS) e ácido clorídrico (HCI).

TEORIA DE ARRHENIUS

Svante August Arrhenius (1859-1927), químico, físico e matemático sueco, propôs, em 1887, uma teoria para explicar o comportamento de Ácidos e Bases. Segundo seu conceito, ácidos são substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons hidrogênio, H+, que na presença de água, formam o cátion hidrônio (H3O+); e bases são as substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons hidroxila (OH).
 O Cloreto de  hidrogênio, HCI, por exemplo, a temperatura ambiente, é um gás. Quando dissolvido em água, o HCI forma íons H+(aq) e CI(aQ) e é chamado de ácido de clorídrico.


TEORIA DE BRONSTED-LOWRY

Ácidos são doadores de prótons e bases são aceptoras de prótons.

TEORIA DE LEWIS
Gilbert Newton Lewis (1875-1946), um químico americano, propôs uma teoria de ácidos em bases no mesmo ano em que Bronsted e Lowrys apresentaram sua teoria. De acordo com Lewis, ácidos são espécies capazes de receber pares de elétrons, base são espécies capazes de doar pares de elétrons. Desse modo uma reação ácido-base consiste na formação de uma ligação covalente coordenada mais estável. A proposta de Lewis é mais abrangente que as anteriores; no entanto, não as invalida.

Bom galera agora que sabemos o que são ácidos através de alguns conceitos, que tal estudarmos sobre Ácido Carbônico?

Então no próximo post irei falar sobre isto ..
Bjs e até a próxima .. :D

Obs: Espero que tenham gostado rs !


Aluna: Ruth Cristina da Silva Lima (u-u)

 


 




Novo assunto de química

Tema: funções inorgânicas

Ácidos,Bases,Sais e óxidos.

Introdução

Alem dos nossos elementos da tabela periodica existem varias outras substancias muitas mesmo tantas que não podemos nem colocar em uma tabela , então os grandes químicos dividiram elas em: ácidos,bases,sais e óxidos.
 esses elementos são divididos a partir de alguma semelhança entre eles.

Ácidos: os compostos ácidos são substancias que reagem em agua sofrendo ionização.

quando um ácido e jogado na agua ele libera um  cation hidrogênio.
exemplo:
                    H2SO4  →  H3O1+ + HSO4-   ou         H2SO4  →  H1+ + HSO4-

Existem muitos ácidos mas os principais e os que veremos aqui. 

Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).  
 

Bases: compostos capazes de se dissolver em agua.
liberando ions o OH ¹ - .

princpais bases:Hidróxido de sódio (NaOH), Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), Hidróxido de magnésio(Mg(OH)2) e  Hidróxido de amônio (NH4OH). 



 Sais:capazes de se disolver na agua , soltando anions diferentes de OH¹- e um cation diferente de  H3O¹+ 


Óxidos: os óxidos são elementos que so possuem dois elementos sem um deles oxigênio e o mais eletronegativo

Exemplos:
CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, Na2O, etc.


 fontes: www.brasilescola.com/quimica/funcoes-inorganicas.htm.
Aluna: SArah Rodrigues dos Santos


 



Bom dia !

vamos passar uma olhada rápida no assunto , apolares novamente

sabemos que ligações de moléculas covalentes quase sempre são apolares compartilhando seus eletrons se não houver diferença de eletronegatividade nos seus átomos  ela será apolar.

entre o carbono e o hidrogenio não a diferença na sua eletronegatividade por isso eles sã apolores          
                                            H
                                             |
                                        H-C-H
                                             |
                                            H

como já sabemos substancias apolares não se desenvolvem em agua.
com a presença de oxigênio as polaridades mudam também.


fontes: http://www.mundoeducacao.com/quimica/moleculas-organicas-polares-apolares.htm

http://www.brasilescola.com/quimica/moleculas-organicas-polares-apolares.htm

aluna: Sarah Rodrigues dos Santos.

domingo, 12 de outubro de 2014

Ligações intermoleculares. ''iônica''

LIGAÇÕES INTRAMOLECULARES

Ligação Iônica
A ligação iônica é resultado da alteração entre íons de cargas elétricas contrárias (ânions e cátions).
Esta ligação acontece, geralmente, entre os metais e não-metais.
Metais – 1 a 3 elétrons na última camada; tendência a perder elétrons e formar cátions. Elementos mais eletropositivos ou menos eletronegativos.
Não-Metais – 5 a 7 elétrons na última camada; tendência a ganhar elétrons e formar ânions. Elementos mais eletronegativos ou menos eletropositivos.
Então:

Exemplo: Na e Cl
Na (Z = 11)   K = 2  L = 8  M = 1
Cl (Z = 17)    K = 2  L = 8  M = 7


O cloro quer receber 7é na última camada. Para ficar com 8é (igual aos gases nobres) precisa de 1é.

As ligações iônicas formam compostos iônicos que são constituídos de cátions e ânions. Tais compostos iônicos formam-se de acordo com a capacidade de cada átomo de ganhar ou perder elétrons. Essa capacidade é avalência.

Pode-se utilizar a “Regra da Tesoura”, onde o cátion passará a ser o número de cloros (não-metal) na fórmula final e o ânion será o número de magnésio (metal).
Outro exemplo: Al e O

Neste caso, também foi utilizada a “Regra da Tesoura”.
A fórmula final será chamada de íon fórmula.

Fórmula Eletrônica / Teoria de Lewis

A fórmula eletrônica representa os elétrons nas camadas de valência dos átomos.
Ex. NaCl
A fórmula eletrônica é também chamada de fórmula de Lewis por ter sido proposta por esse cientista.


Propriedades da ligação iônica:
- são sólidos a temperatura ambiente e pressão de 1atm;
- possuem alto PF e PE;
- são solúveis em solventes polares, como a água, por exemplo;

- conduzem eletricidade quando em solução aquosa e quando fundidos.

Referencia: Soq Portal de Química
Link: www.soq.com.br  


Aluno: Vanderson William da Silva
IFPE - Campus Belo Jardim
Curso: informatica
Turma: 1ºC  


sábado, 11 de outubro de 2014

DIPOLO PERMANENTE

A força de Dipolo Permanente (que também pode ser chamada de Interação Dipolo-Dipolo) tem sua intensidade média (já que a Dipolo induzido é a mais fraca e a Ligação de Hidrogênio é a mais forte).Esse tipo de interação é a que ocorre entre moléculas polares, na qual a distribuição de carga elétrica sobre a molécula não é uniforme, e portanto, os Dipolos elétricos são Permanentes
Por exemplo, o HCl que exemplifica essa ocorrência, pois a densidade eletrônica se concentra mais sobre o átomo de cloro, por ele ser eletronegativo, assim ocorre atração dos elétrons para ele. Dessa forma, o hidrogênio representa o polo positivo da molécula e o cloro o polo negativo. Abaixo poderemos ver como as interações Dipolo Permanente ocorrem com essas substâncias, sendo que o polo positivo de uma molécula  atrai o polo negativo da molécula vizinha e vice-versa.

Forças de dipolo permanente entre moléculas de HCl


Isso também ocorre com as moléculas das seguintes substâncias: HBr, H2S, CO, HCCl3, SO2.
Visto que são de intensidade mais forte em relação a força de dipolo induzido, para romper a interações de dipolo permanente, separar as moléculas e fazer a substância mudar de estado físico, deve-se utilizar uma maior energia. Por isso, os pontos de ebulição e de fusão dessas substâncias são maiores.
No estado sólido, o dipolo permanente orienta as posições das moléculas no espaço de modo a formar cristais, tais como o exemplo abaixo:

Cristal dipolar formado por força de dipolo-dipolo












BEIJOS PESSOAL, Fiquem com Deus ...



Referências: 


Aluna: RUTH CRISTINA DA SILVA LIMA



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Substâncias Polares e Polaridade das Moléculas

Substâncias Polares


São chamadas de polares as substâncias que são solúveis em água. Essas substâncias também dissolvem outras substâncias polares.

Polaridade das Moléculas


No interior de cada molécula, surgem o aparecimento de pólos elétricos, chamados de molécula polar. A definição de polaridade de cada molécula é feita de acordo com a diferença de eletronegatividade dos átomos no interior das substâncias químicas. É denominada eletronegatividade, a capacidade que um átomo tem de atrair o par eletrônico que ele compartilha com outro átomo em uma ligação covalente.


Como descobrir se uma molécula é Polar ou Apolar?


Todas as ligações de compostos orgânicos são covalentes. Sendo assim, quando há diferença de eletronegatividade entre os átomos de uma molécula, o que resulta em um deslocamento de carga, podemos dizer que ela é Polar. Já quando não há diferença de eletronegatividade nos átomos de uma molécula, chamamos ela de Apolar
As ligações mais frequentes acontecem entre compostos orgânicos, geralmente entre átomos de carbono, ou entre átomos de carbono e hidrogênio: C - C e C - H (hidrocarbonetos).
O carbono, como é tetravalente, isto é, faz quatro ligações, que podem ser simples, duplas ou triplas, qualquer um desses tipos de ligações será apolar se for entre átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio, pois quase não há diferença de eletronegatividade. Se a molécula for formada apenas por esses três tipos de ligações, ela também será apolar.
Exemplo:


Já se na molécula de um composto orgânico existir outro tipo de substância além do carbono e do hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade, Chamamos este elemento de heteroátomo e pode ser: nitrogênio (N), oxigênio (O), entre outros.
                                              
                                               

Como podemos perceber, ambas as estruturas não há presença de heteroátomos, o que torna as moléculas apolares.




Neste outro exemplo, vemos que a presença do oxigênio como heteroátomo, faz as moléculas apresentares polaridade. A primeira é o composto do Etanol (CH3CH2O2), a presença da hidroxila - OH - dá a este composto o caráter polar, mesmo que em sua composição, haja uma parte apolar.

Outra maneira de descobrir se uma molécula é polar ou apolar, é através de vetores. As vídeo aulas abaixo, nos ajudarão a compreender melhor o assunto:









Bom galera, por hoje é só! Espero ter ajudado, beijos e até a próxima! :*



Aluna: Sândylla Andrade


Revisão das Forças Intermoleculares

Forças Intermoleculares - São forças que mantém as moléculas de um determinado composto unidas entre si e são responsáveis pela união de moléculas diferentes.

  •  Dipolo Induzido é uma força que ocorre entre moléculas apolares e é basicamente de natureza elétrica.




  •  Dipolo Permanente é uma força de natureza elétrica que ocorre entre moléculas polares.


  • Ligação de Hidrogênio é uma Força que ocorre entre moléculas polares, mas de maior intensidade. Ocorre entre o Hidrogênio e um atomo muito electronegativo (Fluor, Oxigênio e Nitrogênio). 

 

 

Ai está um Vídeo para quem quer entender mais sobre o assunto ;)



Bom Galerinha, isto foi apenas uma revisão básica das forças intermoleculares, mas no próximo post iremos FOCAR na ligação Dipolo Permanente ... 

Bjinhos, até a Próxima! :D 






Referencia:  http://www.ebah.com.br/content/ABAAAemLQAG/polaridade-molecular-forcas-intermoleculares


Aluna: Ruth Cristina da Silva Lima