Sua avaliação sobre blog .

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Top 5 dos elementos mais INCRÍVEIS da tabela periódica!

Top 5 dos elementos mais INCRÍVEIS da tabela periódica!


1-    Irídio

Iridium_crystals
O irídio é conhecido também por sua alta densidade, mas, por sua vez, é um metal sólido em temperatura e pressão padrões. Não só este elemento tem a maior densidade da tabela periódica, como também é o metal mais resistente à corrosão. Por causa disso, é muito usado em ligas de alta resistência que precisam suportar altas temperaturas.


2-    Tungstênio
Tungsten
Outro metal muito utilizado em objetos que precisam ser sujeitos a altas temperaturas é o Tungstênio, o elemento com o maior ponto de fusão (3422°C!) entre todos os metais e o segundo maior de toda a tabela periódica (o primeiro é o carbono). Tem também a menor pressão de vapor e requer temperaturas próximas da temperatura da superfície solar para tornar-se gasoso, ou seja, cerca de 5000 °C!


3-    Carbono
Diamond_and_graphite_without_structures
Um mesmo elemento químico pode dar origem a substâncias simples diferentes, a partir de distintas modificações estruturais, em que os átomos do elemento estão ligados entre si de maneiras diferentes. Essas formas distintas de um elemento são chamadas de formas alotrópicas. No caso do carbono, tais alótropos variam tanto que ele é capaz de ser o grafite ou o diamante! Além disso, o carbono é a base para a vida, faz parte de todos os seres vivos e de cerca de 10 milhões de compostos orgânicos.


4-    Urânio
Depleted_uranium_(238)
O urânio é o último elemento químico natural da tabela periódica e o primeiro em que se descobriu a radioatividade. Seu átomo é composto por 92 prótons, 92 elétrons e de 135 a 148 nêutrons e tem o núcleo mais pesado a existir naturalmente no planeta. Seus isótopos têm uma meia-vida (intervalo de tempo em que uma amostra de um elemento radioativo se reduz à metade) muito longa, entre 700 milhões e 4,5 bilhões de anos. Pode ser encontrado em abundância na crosta terrestre, na forma de minerais, e é utilizado principalmente para a produção de energia, em usinas de energia nuclear. Com uma completa fissão nuclear, 1kg de urânio geraria 8×1013  Joules, uma quantidade de energia que necessitaria de 3 mil toneladas de carvão!


5-    Ununóctio

ununoctium
O mais interessante deste elemento é que pouquíssimo se sabe sobre ele. O ununóctio faz parte dos novos elementos da tabela periódica, criados recentemente de forma sintética. De 1994 para cá, foram adicionados 9 elementos à tabela, do número 110 ao 118, complicando ainda mais a difícil vida dos alunos de química. O Ununóctio foi descoberto em 2006 e até seu nome e símbolo químico são temporários. Ele foi detectado indiretamente e produzido através de colisões de átomos de califórnio e cálcio em laboratório, mas sua meia-vida é tão curta – 0,89 milissegundo – que não é possível descobrir muito sobre suas propriedades. Há debates sobre se ele seria gasoso ou não, e estima-se que ele será bem mais reativo que os outros elementos de seu grupo, mas as previsões não vão muito além.


Por: Maria Gabriela Dos Santos Monteiro.
Fontes: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário