Sua avaliação sobre blog .

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O Elemento Arsenio


O Elemento Arsenio





arsênio, elemento químico de símbolo As e número atômico 33, é por muitas vezes considerado um semimetal ou metalóide por possuir características físicas e químicas pertencentes tanto aos metais quanto aos não metais. Porém, como não é claramente definido o grupo dos metalóides, as novas tabelas periódicas o classificam como não-metal.
Possui massa atômica 75 u e apresenta-se, nas condições ambiente, sólido. Sua aparência varia de acordo com oestado alotrópico em que se encontra: cinza metálico (α, forma mais estável) para o estado romboédrico, amarelo para o estado em que vapor arsênico sofre resfriamento rápido (forma γ) ou preto (forma β). Dentre estes estados, apenas o cinza metálico possui brilho e o amarelo fosforescência. E o arsênio α é o único a ser condutor intermediário de eletricidade; os outros são péssimos condutores.
Arsênio isolado
Seu consumo é extremamente prejudicial, e a ingestão recomendada é de, no máximo, 15μg. Sendo que, essa quantidade não deve ser inserida no organismo com o arsênio puro, mas naturalmente no consumo da carne vermelha, peixes e crustáceos.


Uma dose extra de arsênio pode ocasionar desde vômitos e indisposições, a cânceres. O principal motivo de muitas pessoas serem contaminadas com esse elemento é o consumo de águas subterrâneas extraídas de poços não vistoriados. Um grande exemplo disso foi a contaminação em massa em Bangladesh (Índia), onde estima-se entre 20 e 75 milhões o número de infectados com arsênio em águas consideradas potáveis.


Ocorrência



Arsênio sob forma de sulfeto
O arsênio é muito raro e não se apresenta puro na natureza, mas sob forma de sulfetos e em minérios de antimônio. Seus estados de oxidação -3, +3 e +5 o fazem ser altamente reativo com cloro e outras substâncias oxidantes (comoácido nítrico).
No Brasil, é encontrado nas piritas (minérios de ferro e enxofre) em jazidas deouro, especialmente no estado de Minas Gerais. No resto do mundo as maiores evidências de arsênio dão-se através do trissulfeto de arsênio (As2S3) – ouro-pigmento - e do bissulfeto de arsênio (As2S2) – realgar.



Reservas


As maiores reservas desse mineral (cerca de 11 milhões de toneladas) se encontram em minas de cobre e chumbo no Chile e nas Filipinas.
Atualmente, é considerado o 20º elemento mais abundante da Terra.



Aplicações


Vidros clarificados com Arsênio
O composto de arsênio mais utilizado no mundo é o óxido arsenioso (As2O3). E sua utilização é voltada para o extermínio de pragas, por ser altamente letal em grandes quantidades.
Mas, sua utilização não se resume a apenas veneno. O arsênio é muito utilizado no reforço de ligas metálicas e na conservação da madeira, além de clarificador em vidros e constituinte de fogos-de-artifício (na forma de realgar).






Descoberta


Teólogo e filósofo alemão: Alberto Magno – se dedicou aos estudos do arsênio, em 1250.




Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arsênio (acesso em 16/02/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_Magno (acesso em 16/02/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trióxido_de_arsênio (acesso em 16/02/2010)
http://www.tabela.oxigenio.com/nao_metais/elemento_quimico_arsenio.htm (acesso em 16/02/2010)
http://www.cq.ufam.edu.br/Artigos/arsenio/arsenio.html (acesso em 16/02/2010)
http://www.brasilescola.com/quimica/arsenio.htm (acesso em 16/02/2010)
http://www.colomboglass.com/tempered-glass.htm


Aluna: Maria Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário