Que tal aprender um pouco de repulsão de elétrons ??
Mas vamos continuar :)
A Teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência,é um modelo químico que busca predizer a geometria molecular por meio da repulsão eletrostática dos elétrons da camada de valência .
A teoria da VSEPR parte da premissa de que os pares de elétrons da camada de valência se repelem, adotando maneira tal que minimize essas repulsões, determinando, assim, sua geometria molecular.
A teoria de repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência é criticada por apresentar resultados de natureza não quantitativa, limitando-se a prever a geometria das moléculas covalentes. Existem, entretanto, estudos mais complexos baseados na VSEPR já desenvolvidos .
o que acontece quando as moleculas tem elétrons ímpares na camada de valência?
Quando nos deparamos com elétrons ímpares na camada de valência, aqueles não pareados podem ser encarados como “meio par”, comportando-se como um par, mas de maneira menos acentuada. Dessa maneira, a geometria resultante é intermediaria entre a molécula com o par inteiro e a com um par a menos.
Como exemplo, temos o dióxido de nitrogênio (NO2), com um número ímpar de elétrons no átomo central N. Temos, na realidade, um estado intermediário entrr o NO2- (angular, 120°) e o NO2+ (linear, 180°), com ângulo de 134°7 . O dióxido de cloro (ClO2) tem geometria intermediária entre o ClO22+ e o ClO22-.
Matheus da Silva Coimbra Patriota 1ºC
Fontes: Wikipédia.
Cheiro no coração !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário