Elemento Cloro
O halogênio cloro nas CNTP é um gás amarelo esverdeado, Cl2
É utilizado na fabricação de produtos para tratamento de água, e na fabricação do ácido clorídrico, principalmente. Está localizado na família VIIA da tabela periódica, sua massa atômica é 35,5 u, possui número atômico 17, e configuração eletrônica 1s², 2s², 2p6,3s²,3p5, e o símbolo é Cl. Um dos elementos químicos que tem maior importância industrial por ter ampla utilização em diversos segmentos, é envazado em cilindros de aço altamente resistentes, sob pressão.
No século XVIII o químico sueco Carl Wilhelm Scheele, descobriu o cloro por meio do tratamento do dióxido de manganês com ácido clorídrico, quando ao observar que desprendeu-se um gás durante reação , mas foi no ano de 1910 quando o químico britânico Davy, provou que este se tratava de um elemento químico, quando de sua pesquisa da composição de uma amostra de ácido clorídrico oriunda dos líquidos estomacais.
A alta reatividade do cloro não permite que ele seja encontrado na natureza em estado elementar, porém é encontrado na forma de cloretos (o mais comum é o NaCl), cloratos, percloratos, cloritos e hipocloritos além de estar ligado covalentemente a outros não metais, além de estar ligado a compostos orgânicos formando haletos.
Um aspecto muito curioso é que a grande maioria das pessoas tem o hábito de classificar as soluções de hipoclorito de sódio como cloro, mas isto é uma inverdade, pois a água sanitária, o “cloro” de piscina e o C “cloro”(Hipoclorito de Sódio), são apenas compostos, os quais apresentam em sua composição o elemento cloro.
Alguns compostos do cloro:
Inorgânicos:
CCl4, NaCl, KClO4, NaClO, LiClO3 e Cl2.
Orgânicos ou Haletos Orgânicos:
CH3Cl, CH3CH2Cl, CH3CH2CH2Cl
Aluno: Manoel Lopes de Andrade Neto
Fonte: infoescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário