Sua avaliação sobre blog .

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Regra do Octeto.







 


Faaalaa Galera do tudo junto e misturado sobre química, beleza?

Então galera Hoje vamos aprender algo muito importante chamado a Regra do Octeto, esse tema tem a ver com a camada de valência das elementos como iremos ver a seguir:

Alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, são por isso considerados exceções à Regra do Octeto. Aprenda agora por que alguns elementos escapam da obrigação de ter um octeto de elétrons na última camada.

Berílio (Be)

É uma exceção à Regra do Octeto porque é capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.



Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade.

Alumínio (Al)

É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência. O átomo de Alumínio tende a doar seus elétrons e assim pode formar três ligações simples com outros átomos:



Neste caso, o Alumínio (Al) formou três ligações com três átomos de Flúor (F).

Boro (B)

Forma substâncias moleculares com três ligações simples.



Repare que o Boro (B) tem a tendência de doar seus elétrons para os átomos de Flúor (F), este sim obedece à Regra do Octeto, necessitando de oito elétrons na camada de valência. Como o Boro cede seus elétrons, o flúor se estabiliza com o Octeto formado. 










Fonte:   
http://www.brasilescola.com/quimica/excecoes-regra-octeto.htm 

Então Galera espero que vocês tenham gostado e até a Próxima  !!
Qualquer dúvida deixem nos comentários 
Compartilhe nosso Blog para os seus amigos !! 

#TamoJuntoeMisturado.

Aluno: Pedro Vinícius
1º Ano "C"
:D    



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário